Estética Dentária

Placa bacteriana – tecnologia inovadora que impede a formação de placa bacteriana

Foi criada por investigadores da Universidade de Coimbra  uma nova tecnologia baseada numa molécula orgânica natural. Esta inovação impede a formação de placa bacteriana e de outras patologias dentárias. Saiba aqui como funciona!

Qual a nova tecnologia anti-cárie?

A equipa das faculdades de Ciências e Tecnologia e de Medicina da Universidade de Coimbra revelou o desenvolvimento de uma inovadora tecnologia anti-cárie. Esta é baseada numa molécula orgânica natural. Portanto, o combate contra a placa bacteriana irá ser diferenciado o que é benéfico para evitar as cáries e outra patologias dentárias.

Método ‘biolocker’

Este novo método de combate à placa bacteriana estará disponível apenas daqui a dois anos.

Com esta inovação tecnológica será possível combater as cáries prevenindo a formação precoce da placa bacteriana. A diferença é que isto será conseguido sem os sem efeitos antimicrobianos das substâncias atuais. Assim, o que era condicionador do sucesso nos compostos anti-cárie existentes deixa de ser problema com este método orgânico.

Em que difere este método anti placa bacteriana?

Os compostos tradicionais são antisséticos potentes mas não seletivos. Logo, matam as boas e as más bactérias! Assim sendo, a sua utilização está associada à eliminação da flora bacteriana saprófita, que é benéfica para o organismo humano.

Esta nova tecnologia ‘biolocker’ terá a “capacidade de bloquear as principais interacções bacterianas que ocorrem após a ingestão de alimentos”. Logo, impossibilita a acção das bactérias que lideram o processo de formação da placa bacteriana, as designadas colonizadoras iniciais. Assim, “como estas bactérias (género streptococcus) funcionam como alicerce, ao retirar a âncora impedimos que todas as bactérias a jusante se possam fixar”, referem estes cientistas. Portanto,  vai funcionar como uma espécie de revestimento antiaderente, impedindo que as bactérias se agarrem ao esmalte dentário e formem a placa bacteriana.

 

placa bacteriana

Por último, é importante saber que esta nova técnica anticárie já se encontra em processo de registo de patente internacional.

Será uma inovação contra as patologias dentárias e juntamente com uma boa escovagem promete ser o futuro de uma melhor saúde oral para as populações.

Até lá, continue a cuidar da sua boca e dentes com uma boa higiene oral e consultando o seu dentista de 6 em 6 meses. Marque a sua consulta no Porto e cuide da sua boca e dentes!

Glamoursmile | 2015-2020 © All Rights Reserved

made by Verae