Estética Dentária

Higiene Oral em época Natalícia

Como cuidar da higiene oral no Natal? O que deveremos ter em atenção para cuidar de gengivas e dentes?

O Natal é a época de doces e de excessos às refeições. Toda a família reunida a volta da mesa e do bolo-rei, da aletria, dos sonhos, das rabanadas, …

Mas há que ter em atenção que esta dose de açúcar extra pode causar doenças orais… Por isso, para as evitar, especialmente as cáries redobre os cuidados de higiene oral!

Doces e cárie dentária

A cárie dentária é provocada pela presença de algumas bactérias na cavidade oral que “gostam” muito dos restos alimentares. Assim , estas bactérias tem também a sua “ceia de Natal” alimentando-se dos açúcares que ficam presentes na nossa boca e dentes.

O que acontece com as bactérias e o açúcar? A atividade bacteriana faz com que estes açúcares se transformem em substâncias ácidas. Logo, estes ácidos levam à desmineralização do esmalte dentário e consequentemente surgem as lesões associadas à cárie dentária.

O que fazer para reforçar a higiene oral no Natal?

Em primeiro lugar, há que relembrar que se consumimos mais alimentos, em particular, doces, temos de ser mais cuidadosos na higiene oral. Deveremos ter em particular atenção que os doces mais pegajosos (com muito mel, por exemplo) são mais difíceis de remover da superfície dentária.

Em segundo lugar, devemos ter a consciência que estes alimentos devem ser consumidos após a refeição principal e não várias vezes ao dia.  Logo, andar durante toda a época Natalícia a comer um doce ou um chocolate a toda a hora não é uma boa ideia!  Isso permite que as bactérias tenham nutrientes mais tempo e vivam mais e mais tempo na nossa boca e dentes.

Higiene oral no Natal

Assim sendo, devemos cumprir todos os cuidados de higiene da boca e dentes recomendados:

  • Escovar os dentes pelo menos 2 vezes  por dia com a técnica adequada, sendo uma escovagem efetuada antes de deitar
  • Usar uma pasta com flúor na quantidade adequada para cada idade
  • Usar fio dentário, fita ou escovilhão para hifienizar os espaços interdentários e a zona entre dente e gengiva
  • Usar em elixir anti-cárie para completar a higiene da boca e dentes
  • Após a higiene oral não comer nem beber nada durante meia hora

higiene oral no Natal

Tenha todos este cuidados durante esta época natalícia e tente ser moderado no consumo dos alimentos!

Para não ter de visitar o médico dentista com urgência no Natal adopte uma atitude preventiva cuidados da sua boca e dentes durante todo o ano e visitando de forma regular o seu médico dentista!

Se cumprir tudo isto terá como nós desejamos umas Boas Festas!

 

 

Glamoursmile | 2015-2020 © All Rights Reserved

made by Verae