Estética Dentária

7 motivos para visitar o dentista no novo ano

Chegado o final de ano todos os cidadão tem por hábito refletir sobre os acontecimentos marcantes na sua vida. Além disso, esta altura do ano é a época propícia para definirmos objetivos pessoais e profissionais. É também, nestes últimos dias do ano, que colocamos na agenda  muitas coisas que pretendemos ver cumpridas. Será que na sua agenda não deveria estar a visita regular ao dentista? Conheça neste artigo 7 motivos para marcar consulta nos primeiros meses do ano!

Quando deve visitar o dentista?

Em primeiro lugar, é importante saber que há recomendações universais sobre a frequência de ida ao médico dentista. No entanto, estas não podem ser adotadas de forma não flexível para todos os utentes. Assim, há fatores associados a patologias da boca, dentes e gengivas e a doenças crónicas que podem fazer com que a frequência habitualmente recomendada de visita ao consultório ou clínica de medicina dentária seja diferente para alguns utentes.

Portanto, para a maioria dos doentes, é habitualmente recomendada a consulta médica de 6 em 6 meses. No entanto,  há situações em que o médico opta por indicar consultas com menor intervalo de tempo.

dentista

Quais são então os 7 motivos para visitar regularmente o dentista?

1. Atitude preventiva das doenças da boca e dentes

Para a maioria da população é indicada a consulta médica 2 vezes por ano. Recomendamos portanto uma atitude preventiva que permita acompanhar o estado de dentes e gengivas, prevenir as patologias mais frequentes e diagnosticar precocemente as doenças orais. Como resolução de novo ano implemente na sua vida a visita ao dentista de forma regular e não apenas quando surge dor ou algum problema associado à estética dentária.

2. Manutenção de dentes e gengivas saudáveis e sem tártaro

A correta higiene oral é a melhor forma de manter a saúde oral. No entanto, mesmo com uma higiene diária adequada há sempre zonas da boca onde há formação de tártaro. Este só poderá ser removido eficazmente pelo seu médico dentista.

3. Sorriso sem manchas

Se é fumador, bebe muito chá ou café ou mesmo se consome socialmente vinho tinto é natural que surjam manchas nos dentes. Logo, a visita regular à clínica de medicina dentária irá permitir uma aplicação profissional de produtos branqueadores dos dentes seguros e eficazes.

4. Boca sem halitose

Em primeiro lugar, deverá ser investigada qual a causa da halitose (mau hálito).  O seu médico irá verificar se esta é devida à má higienização dentária ou consequente de alguma doença do aparelho gastrointestinal. Posteriormente, irá fornecer-lhe todas as indicações necessárias para evitar o problema e aconselhar os produtos adequados para diminuir este problema que afeta a sua vida social.

5. Rastreio de doenças da boca como o cancro

O cancro da boca pode ser detetado precocemente se visitar de forma regular o seu médico. Ao fazer o estudo do estado da sua boca, dentes e gengivas este poderá verificar de forma atempada alguma lesão suspeita. Esta verificação é recomendada a todos os cidadãos. No entanto, se é fumador, se tem história familiar de cancro, se tem alguma ferida na boca que não cicatriza rapidamente não hesite em efetuar este rastreio o mais breve possível.

6. Manter-se com saúde geral

Só há saúde geral do organismo humano quando há saúde oral. Há uma série de patologias da boca e dentes que são causadoras de doenças gerais. Como exemplo, são habitualmente referidos na literatura os problemas cardíacos, os problemas gastrointestinais, a diabetes não controlada, as cefaleias, etc.

7. Reconquistar a autoestima e qualidade de vida

A recuperação de dentes perdidos é essencial para a manutenção de um lindo sorriso e das funções mastigatórias e fonéticas. Logo, deve visitar o seu dentista para resolver problemas antigos de falta de dentes, colocação de próteses e prevenir de forma eficaz doenças como a periodontite e a cárie que são as principais causadoras de perda de dentes.

Já colocou na sua nova agenda a visita à nossa clínica dentária? Marque já a sua consulta e tenha um bom ano!

Glamoursmile | 2015-2020 © All Rights Reserved

made by Verae