Estética Dentária

Quais os alimentos a selecionar para uma boa saúde da boca e dentes?

Neste artigo, partilhamos consigo algumas dicas sobre alguns dos alimentos que devemos incluir na alimentação para ter uma boa saúde oral. Conheça aqui os alimentos importantes para a Saúde Oral!

Alimentos importantes para a Saúde Oral

A cenoura faz bem aos dentes

A cenoura e outros vegetais, são excelentes fontes de água, fibra, vitaminas e minerais essenciais ao organismo.
Além disso, a cenoura, como demora mais tempo a mastigar-se, vai provocar aumento da salivação. Logo, a cenoura é um alimento excelente pois a saliva tem na sua composição “antibióticos naturais” que ajudam a sua boca a proteger-se das bactérias!

Uma dica excelente é a inclusão de  cenoura como snack entre as refeições!

 

Fruta e saúde oral

Qual a fruta que será preferível para cuidar dos dentes? Prefira sempre a fruta fresca para cuidar da sua boca e dentes.

Apesar da fruta desidratada ser um snack fácil de comer a qualquer hora prefira a fruta fresca!
A fruta desidratada é habitualmente mais ácida e tem uma textura mais pegajosa ficando mais facilmente aderida aos dentes.
Assim, quando a consumir lembre-se de fazer a correta higienização oral para evitar problemas.

Os citrinos e a saúde dos dentes

Apesar de muito úteis para reforçar o seu sistema imunitário, o consumo de citrinos deve ser moderado. Ora, quando utilizados de forma excessiva, os frutos ricos em citrinos podem causar erosão no esmalte, enfraquecendo os dentes. Além disso,  podem também causar e/ou agravar aftas, atrasando a sua cicatrização.

Assim, para incluir na sua alimentação a vitamina C, necessária coma com moderação além da laranja e limão frutos como kiwi, morango e manga.

 

Alimentos ricos em Cálcio e Vitamina D

O cálcio é um mineral essencial para a formação de ossos e proteção dos dentes. Alimentos ricos em cálcio podem contribuir  para remineralizar os dentes e manter a boca com o nível de acidez adequado.

Assim, beba leite e consuma os seus derivados como iogurtes e os queijos. Ora, se não gosta ou não quer consumir estes aliemntos pode encontrar cálcio em alimentos como as sardinhas, as leguminosas, o tofu, os brócolos, os espinafres, a couve galega, etc.

Se o cálcio dos alimentos é essencial a vitamina D tem também de estar presente!
Esta vitamina ajuda a fixar o cálcio nos ossos e dentes e é produzida através dos raios solares na nossa pele. Logo, deve consumir estes alimentos: óleo de fígado de bacalhau, atum, salmão, ovo, sardinha, cogumelos, etc.

 

Alimentos ricos em fósforo

As sementes de abóbora são ricas em fósforo e assim sendo ajudam a tornar os dentes mais fortes. Outros dos alimentos ricos em fósforo são a amêndoa, a sardinha e o salmão.

 

Leguminosas e a saúde da boca e dentes

Por último, destacamos as leguminosas como um grupo de alimentos importantes para a Saúde Oral. As leguminosas, como o feijão e o grão ajudam a combater a placa bacteriana. Estes alimentos, ricos em fibras, ajudam à limpeza dos dentes e das gengivas.
Inclua diariamente na sua alimentação leguminosas como o feijão, o grão, as ervilhas, as lentilhas para ter uma boca saudável.

 

Quer saber mais sobre alimentos importantes para a Saúde Oral? Siga os nossos artigos e consulte o seu médico dentista!

 

 

Glamoursmile | 2015-2020 © All Rights Reserved

made by Verae